-
Arquitetura: Taller Diez 05
- Área: 55 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Luis Gordoa
Descrição enviada pela equipe de projeto. Situado no sul do porto de Veracruz, México, o Pavilhão-S é um anexo a uma casa existente que pretende alojar diferentes usos complementários como um espaço multifuncional.
Em termos de projeto, o conceito arquitetônico parte da ideia de inserção a um espaço contido, existente e com condições tipológicas e naturais pré-determinadas.
Sendo esta uma casa já consolidada, deveriam ser considerados certos aspectos de tipologia que marcavam o entorno espacial do lugar: Vãos verticais, treliças e reminiscências históricas de San Juan de Ulúa, foram o ponto de partida para a análise dos principais gestos que conformariam definitivamente o projeto.
Ao comprometer-se por uma magnífica área verde existente, a estratégia girou em torno de realizar um mínimo contato com as adjacências e elementos de vegetação plenamente estruturados, aproveitando as vistas naturais do entorno imediato.
De maneira paralela, esta intervenção foi feita na área do edifício que deveria permitir o visual de um muro verde existente, é por isto que o esquema geral é um bloco que agrupa o programa interior através de uma "Cinta Espacial", liberando suas frentes longitudinais, onde a vista desde a casa é predominante.
Para delimitar formalmente o edifício, o Pavilhão se conecta à construção existente através de uma caixa-conectora de madeira, como uma articulação entre estas duas peças; mesmo assim, um muro de concreto emoldura a área de estar e confronta suavemente uma estreita área verde.